Tribunal Europeu dita sentença que obriga casal a fazer eutanásia do próprio filho

Os pais do bebê Charlie Gard estão perplexos e enfrentam um novo desgosto após perder seu último recurso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que decidiu que os aparelhos que mantém a criança viva devem ser desligados, pois a mesma se encontra em "grande sofrimento".

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Eutanásia é uma palavra que significa basicamente “proporcionar morte sem sofrimento a um doente que está passando por um grande sofrimento”. De maneira prática, é a isso que conduz a decisão da Corte Européia de Direitos Humanos, que emitiu sentença que determina a morte de uma criança, para desespero dos pais, segundo o The Guardian.

Os pais do bebê Charlie Gard estão perplexos e enfrentam um novo desgosto após perder seu último recurso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Chris Gard, de 32 anos, e Connie Yates, 31, queriam levar seu filho de 10 meses de idade – que sofre de uma condição genética rara e tem dano cerebral – aos EUA para ser submetido a um tratamento.

Assine o Blesss
Assine o Blesss

Os médicos do “Great Ormond Street Hospital for Children” em Londres, onde Charlie está sendo cuidado, entendem que o quadro da criança é irreversível, mas que ela ainda pode “morrer com dignidade”, mas os pais da criança não aceitaram o diagnóstico e levantaram quase 1,4 milhões de euros para levar seu filho para a América, em busca de outras opções de tratamento.

Acontece que os médicos do “Great Ormond Street” disseram que o tratamento oferecido nos EUA é experimental e não ajudará. O caso foi levado à justiça, e depois de perder batalhas legais no Reino Unido, os pais de Charlie esperavam que juízes em Estrasburgo, na França, viessem em sua ajuda. Mas na tarde de terça-feira, a Corte Européia de Direitos Humanos rejeitou o pedido dos pais e decidiu que a máquina de suporte da vida do bebê será desligada.

A CEDH anunciou o pedido ao tribunal pelos pais era “inadmissível” e acrescentou que sua decisão era “final”. O pai Gard e a Srta. Yates ainda não comentaram a decisão de hoje. No Twitter, várias pessoas se manifestaram em favor do casal. Uma delas disse: “O caso #CharlieGard é terrível. É vergonhosa a decisão dos juízes do Reino Unido, que permitiram que ele morra. Vergonhosa e terrível decisão “.  Outro internauta escreveu: “São pessoas horríveis… Sentenciaram uma criança à morte! Que sociedade pagã e anti-infantil somos. Eu oro por #CharlieGard!”.

Embora a palavra eutanásia não apareça na notícia, é a ela que a decisão da CEDH conduz. Se nada mudar na sentença, o hospital simplesmente deixará de fornecer a medicação e tratamento que mantem a criança viva. A notícia é horrível e chocante, mas o fato é que ela não difere muito daquilo que já acontece no Brasil.

O que você acha que acontece todas as vezes que o SUS se recusa a cobrir algum tratamento, ou mesmo cirurgia, ou quando não oferece o medicamento X ou Y? O paciente sempre acaba morrendo pela falta de atenção médica.

Também não é diferente do que acontece nos “planos de saúde” particulares (para não citar nomes): Não importa se o seu plano tem uma boa cobertura, se eles acharem que estão gastando demais com um tratamento que pode não resultar, eles simplesmente vão negar e você terá que pagar do próprio bolso e depois correr atrás na justiça para ser ressarcido. É isso, ou brigar na justiça primeiro caso não tenha grana, mas nesse caso o mais provável é que o paciente morra antes do veredito.

Aparelhos são desligados todos os dias no Brasil, seja para ceder lugar no leito a outro paciente com mais chances de vida, seja porque o tratamento alternativo é demasiado caro e o sistema de saúde não pensa em cobrir os gastos. Nossa sociedade é pagã e não possui o menor respeito pela vida. No fim das contas, se “eles” decidirem que viver dá prejuízo, vão escolher o lucro ao invés da nós e de nossos seres queridos.

Que Deus tenha misericórdia da família Gard, e também de todos nós que estamos igualmente sujeitos a este tipo de cuidado precário e descaso médico para com as nossas vidas.

Por Léo Gonçalves
Redação Consciência Cristã News
Com informações do The Guardian
Imagem: Reprodução

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentários do Facebook